quinta-feira, dezembro 08, 2005


Era uma vez eu que ia de manhã para o trabalho a pensar nisto e apareceu-me um hipopótamo enorme pela frente. Até me assustei.
- Desculpe incomodar - disse ele - mas ouvi dizer que anda a escrever uma história sobre bichos...
- Pois sim, mas são só histórias de bichos pequenos.
- Eu sei, mas olhe que eu ando a fazer dieta. Já emagreci 2Kg. Espere mais uns dias e vai ver se me conhece.
Eu esperei quanto pude. Nessa altura já tinha emagrecido 3Kg e 450g, mas era ainda muito grande, muito gordo.
Bom, a verdade é que eu lhe prometi que pelo menos um desenho dele viria aqui no livro e promessas são para se cumprir. Se acharem que ele é realmente muito grande, experimentem olhar para ele com uns binóculos virados ao contrário ou então pensem que há ainda bichos maiores (há, não há? Ele disse-me que, uma vez, viu outro hipopótamo ainda maior do que ele. Eu acredito! E as baleias? São enormes! Fazem com que qualquer hipopótamo se sinta insignificante).
E façam-me um favor: se o encontrarem por aí, digam de maneira que ele ouça "olha que formiga tão grande". Ele merece, é tão simpático. Ainda ontem me cedeu o lugar dele no autocarro.

Álvaro Magalhães, Histórias Pequenas de Bichos Pequenos

Sem comentários: